INPI publica alerta de GOLPE da ligação
O Instituto informa que, não tem representantes, nem envia boletos e não liga para ninguém informando haver outra empresa prestes a depositar marca idêntica à de qualquer usuário dos serviços de marcas, patentes, etc.
Servidores do INPI não trabalham para escritórios de advocacia e não fazem ligações para usuários fazendo cobranças. O INPI ainda reforça que a única forma de recolher as taxas do INPI é por meio de uma Guia de Recolhimento da União, GRU, gerada pelo próprio usuário no Portal do INPI.
Este tipo de situação prejudica a imagem das empresas que prestam serviço de forma correta e honesta.
Por isso o alerta de golpe da ligação, o INPI não liga para ninguém.
Segundo outras fontes os golpistas usam abordagens diferentes, vamos citar algumas: (GOLPE da ligação)
Na primeira abordagem em ligação telefônica a pessoa diz ser representante do INPI e assusta o receptor dizendo que outra empresa vai registrar a marca, e que já entrou com pedido. Os golpistas durante ligação telefônica citam outras instituições para fortalecer a sua narrativa como a Agência Nacional de Registro de Marcas, a Assessoria Brasileira de Registro de Marcas, entre outras.
Quando a primeira tentativa não dá certo, ou seja, o pagamento do valor solicitado pelos farsantes não é efetuado, os golpistas fazem uma segunda abordagem. Desta vez afirmam que o registro já foi feito por terceiros já que o abordado não fez o sugerido na ligação anterior. Nesta etapa são apresentados, inclusive, números de CNPJ ou CPF, documentos falsos para comprovar que a marca foi registrada. O objetivo é convencer a vítima de que é possível recuperar a marca registrada por outros mediante pagamento.
Em um terceiro momento os golpistas enviam SMS, e-mails e boletos também falsos. Ocorre que o processo de marcas e patentes é publicado e pode ser acessado por qualquer cidadão. Ao acompanhar a publicação obrigatória os golpistas entram em contato para se beneficiar e promover uma associação indevida com o INPI e cobrar uma taxa que pode variar entre R$190 a R$280. Perceba o INPI cobra a taxa apenas na abertura do processo, não há nenhuma cobrança durante ou após a publicação. Os falsários ainda informam que pela ausência do pagamento o processo de registrado da marca será interrompido. O argumento é que uma empresa com mais tempo de mercado requereu o registro da marca e por ser antiga tem alguma vantagem e que só o pagamento pode impedir este processo.
A recomendação do INPI é que as pessoas ignorem este tipo de abordagem e não façam nenhum pagamento. O INPI pontua também que outros serviços ofertados por este tipo de empresa não devem ser contratados.
Geralmente estas empresas irão lhe oferecer de forma intimidatória o serviço de registro de marca bem mais caro do que é praticado no mercado. O investimento de registro e proteção da sua marca é bem mais barato do que você imagina ou do que é oferecido por estar empresas fraudulentas.
Recebeu este tipo de ligação?
Comunique quem ti ligou que você vai cuidar do assunto! (Em 99% dos casos não tem ninguém tentando registrar sua marca)
Se quiser uma consultoria sobre sua marca, pode entrar em contato conosco que iremos lhe direcionar sem custo, fazendo a busca no INPI, lhe apresentando o resultado de viabilidade e se você desejar, lhe apresentando um orçamento para efetuar o depósito da sua marca junto ao INPI.
Fonte da informação: https://www.gov.br/inpi/pt-br/central-de-conteudo/alerta-contra-fraudes