A história do McDonald’s e a relação com o registro de marcas
A história de uma das maiores e mais conhecidas marcas de alimentação do mundo, a rede americana de fast food, McDonald’s e sua relação com o registro de marca.
Quem pode usar o nome da marca? “O dono da marca!”
Refletindo sobre o filme Fome de Poder fica claro que os irmãos Richard e Maurice perderam não apenas a marca que criaram para o seu negócio / sua empresa, mas também o sobrenome da família.
Nesta situação, o INPI (além do que normalmente se exige) irá solicitar também uma autorização de registro de nome civil. O detentor do nome deverá assinar uma autorização de próprio punho para que o órgão registre-o como marca. A partir da oficialização, ele se descola da personalidade e pode ser utilizado comercialmente.
Só pode usar o ® de registro quem tiver a marca devidamente com o registro de marca junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), que é o órgão responsável pela propriedade industrial. Que controla as marcas em todo território nacional. Quem não tiver obtido o certificado não pode fazer uso desse símbolo e da marca, pois poderá responder por falsidade ideológica. O uso inadequado da marca, também pode ser caracterizado como propaganda enganosa, fraude e concorrência desleal, que pode levar você a responder uma ação judicial com cobrança de multa por uso indevido, danos morais e royalties. Como saber se minha marca pode ou não ser registrada? Consulte as marcas já registradas Antes de pensar em sua marca e em seu registro, é importante fazer uma consulta ao Sistema de busca de marcas do INPI. Nele, descubra se já existe alguma marca com o nome ou o desenho que você pretende registrar. A prioridade para o registro é sempre da empresa que o solicitou primeiro, mesmo que o processo ainda não esteja concluído.
Fome de poder
Por volta dos anos 50, um vendedor de máquinas de milk-shake não tão bem-sucedido, recebeu um pedido de seis liquidificadores. Ao conhecer lanchonete dos irmãos McDonald’s, Roy Kroc viu o potencial de um restaurante cujo custo era mínimo e o número de clientes cada vez maior.
Kroc, então, se candidatou para trabalhar como representante comercial da marca e, em 1955, começou a comercializar licenças / franquias. A venda das licenças deu certo e, em 1961, Kroc tinha “fome” de crescer, enquanto os irmãos McDonald’s não tinham a mesma ambição. Começou então uma discussão sobre a venda da empresa, que foi feita por 2,7 milhões de dólares, mais 0,5% na participação dos lucros.
Kroc, no entanto, nunca pagou a participação dos lucros, já que o acordo sequer foi formalizado por um meio de um contrato. Para evitar recolher impostos, fizeram um “acordo de boca”.
Kroc registrou a marca “McDonald’s” impedindo que os verdadeiros idealizadores, os irmãos McDonald’s, pudessem utilizá-la, a fim de retomar a ideia e a concepção original do negócio.
A simples falta do registro de marcas, neste caso, é simbólica para demonstrar que uma ideia de negócio e a criação de uma marca não bastam para proteger seus fundadores.
A história é tão maluca, que os criadores da marca tiveram até mesmo que mudar o nome da sua primeira lanchonete.
Você sabia?
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Proteja a sua marca Registrar uma marca é a única forma de protegê-la legalmente de possíveis copiadores e da concorrência, além de ganhar espaço no mercado. Se Você Se Preocupa e Quer Proteger a Sua Marca. Consulte sempre uma empresa segura. A Marca e Patentes VIX garante o sigilo da informação da sua marca. Entre em contato conosco. Ligue-nos ou mande uma mensagem pelo WhatsApp / Telegram (027) 99729 3505
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Fonte: Marcas e Patentes VIX
Direito de imagem: Filme Fome de Poder.