Principais erros na classificação da marca
Principais erros na classificação da marca.
É importante esclarecer alguns erros comuns quando estamos fazendo a classificação.
Indicar a classe Errada.
O principal e mais difícil erro de ser corrigido é se você erra a classe.
Este erro é muito comum principalmente no segmento de comércio.
Se você tem uma loja que vende roupas, compra de diversas confecções e vende para o consumidor final, mas o seu interesse é consolidar o nome da sua Loja e não uma marca específica de roupa, pois sua loja é multimarcas, ao consultar a listagem de produtos e serviços você se deparará com a classe 25 para roupas, multimarcas, ao consultar a listagem de produtos e serviços você se deparará com a classe 25 para roupas, mas caso registre nesta classe a sua marca, estará errando a classe.
Nesse caso o ideal é que você indique a classe 35, optando por algum dos serviços de comércio, pois um das notas explicativas da classe 35 é:
O agrupamento, para benefícios de terceiros, de vários produtos (excluindo-se o transporte destes) permitindo ao consumidor ver e comprar, com comodidade, tais produtos; serviços estes podendo ser restados por lojas de atacado ou varejo, por catálogos ou mídia eletrônica, por exemplo, através de websites ou programas de televisão voltados pra vendas; “
Assim, se você registrar sua marca na classe 25 estará errando a classificação e colocando em risco o registro da marca. Isso pode gerar o indeferimento da mesma.
O mesmo ocorre para marcas relacionadas a PODCAST.
Quem possui um canal de PODCAST precisa protocolar pedidos na classe 38 e 41! Em alguns casos em outras classes também, dependendo de qual serviço ou produto o PODCAST irá divulgar e comercializar com o canal.
Exemplo: Se seu canal irá tratar assuntos médicos ou estéticos, você precisa da classe 44 também.
Neste vídeo comentamos mais sobre o assunto: https://youtu.be/AfTejeQu-3Y